Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Normas para Publicação > Normas para o envio de resumos de trabalho
Início do conteúdo da página

Normas para o envio de resumos

Para enviar o resumo, o congressista deverá entrar na página do VIII COESA e cadastrar-se.

As submissões dos resumos serão realizadas exclusivamente online no sítio https://www.coesa2019.com.br.

Os trabalhos serão classificados em 04 (quatro) categorias e por áreas temáticas:

  • Categorias:
    • Ensino
    • Extensão
    • Pesquisa
    • Relato de experiência
  • Obs: Em caso de trabalhos que utilizem coleta de dados de seres humanos e experimentação animal, independentemente da categoria, inserir, no item MÉTODOS ou DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA, o número de aprovação do COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA.
  • Áreas temáticas:
    • Aplicações clínicas
    • Biomateriais
    • Biossegurança
    • Ciências básicas
    • Educação em saúde
    • Ensino
    • Epidemiologia
    • Gestão
    • Outra
    • Saúde pública
    • Segurança do paciente e bioética

Os textos dos resumos deverão ser escritos em português brasileiro.

Os textos de trabalhos acadêmicos científicos (ensino, pesquisa e extensão) terão estruturas diferentes dos textos de relatos de experiência.

  • O resumo simples de trabalhos acadêmicos científicos deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais), com extensão mínima de 180 e máxima de 530 palavras, e apresentar três (3) descritores.
  • O resumo expandido de trabalhos acadêmicos científicos deverá ser informativo, estruturado (introdução; objetivos; métodos; resultados e discussão; conclusão ou considerações finais e no máximo cinco (5) referências bibliográficas), com extensão mínima de 1030 e máxima de 1330 palavras e apresentar três (3) descritores.
  • O relato de experiência deverá ser no formato de resumo expandido, informativo, estruturado (introdução; objetivos; descrição da experiência contendo: contexto, sujeitos envolvidos e principais etapas; resultados; conclusão ou considerações finais e no máximo cinco (5) referências bibliográficas) com extensão mínima de 1030 e máxima de 1330 palavras e apresentar três (3) descritores.

Na plataforma de envio, os resumos devem ser submetidos de acordo com as regras abaixo:

  • Título: em letras maiúsculas.
  • Informações sobre os autores: nome completo, formação, titulação e a instituição de vínculo acadêmico/ profissional atual, conforme modelos (resumo simples trabalho acadêmico científico, resumo expandido trabalho acadêmico científico, resumo expandido relato de experiência).
  • O e-mail do autor correspondente (ou principal) deve ser inserido. É facultado ao autor que submeter o trabalho ser o autor principal.
  • Para os resumos simples, a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, os nomes dos autores, a formação, a titulação e a instituição de vínculo acadêmico/profissional, o e-mail do autor correspondente e os descritores.
  • Para os resumos expandidos, a totalidade de palavras do resumo incluirá o título, os nomes dos autores, a formação, a titulação e a instituição de vínculo acadêmico/profissional, o e-mail do autor correspondente, os descritores e as referências bibliográficas.
  • Qualquer um dos autores inscritos, que tenha sua inscrição confirmada e esteja credenciado no evento pode apresentar o trabalho em forma de e-pôster/tema livre.
  • Cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores. No caso de autores discentes é obrigatória a participação de um orientador.
  • É permitida a submissão de até dois trabalhos por autor principal inscrito no congresso.
  • Cada pessoa inscrita poderá ser o autor principal de no máximo 2 (dois) trabalhos, mas o número de trabalhos dos quais pode ser co-autor é ilimitado.
  • Os conteúdos dos trabalhos submetidos serão de responsabilidade do(s) autor(es).
  • É de responsabilidade do(s) autor(es) do(s) trabalho(s) o correto preenchimento da plataforma de envio.
  • Atentar para preencher em cada campo do sistema apenas o que for solicitado. O não cumprimento desta regra significará a não aprovação do(s) trabalho(s).

Para concorrer à premiação do e-pôster ou seleção ao tema livre, o formato do resumo será o EXPANDIDO.

Para as citações textuais deve ser utilizado o sistema numérico de citação de autores conforme os modelos. As normas para referências bibliográficas devem ser conforme as Normas Vancouver, as quais podem ser acessadas na Internet, por exemplo, neste link. Serão reprovados os que não seguirem esta norma. Os resumos simples não devem conter citações, visto que os mesmos não terão referências bibliográficas.

Ao submeter o(s) resumo(s), o(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais do VIII COESA. Todos os resumos aprovados serão publicados nos Anais do VIII COESA.

Os conteúdos dos resumos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores, bem como as opiniões neles expressas, que não refletem as do Instituto de Ciências da Saúde ou da Comissão Executiva do VIII COESA.

Trabalhos que não atendam as regras de submissão não serão aceitos no evento. Uma vez o trabalho enviado, não haverá possibilidade de reedição do trabalho. Exclusão até o último dia da submissão.

Todos os certificados serão disponibilizados online no sítio do evento, por tempo limitado (até julho de 2020).

 

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS DE TRABALHOS

A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída para essa finalidade. Para a avaliação serão levados em conta:

  • Estruturação e formatação do resumo
  • O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica, encadeamento lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor.

Não serão divulgadas as notas, assim como todo o conteúdo resultante do processo avaliativo dos trabalhos, tanto em caso de aprovação como de reprovação. Será assegurado o anonimato dos autores e avaliadores dos trabalhos.

Todos os trabalhos serão avaliados por três docentes.

Obs: Em caso de trabalhos que utilizem coleta de dados de seres humanos e experimentação animal, independentemente da categoria, inserir, no item MÉTODOS ou DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA, o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

 

OBSERVAÇÕES

O texto deverá ser digitado de acordo com a norma culta e a nova ortografia da língua portuguesa.

Atentar para preencher em cada campo do sistema de submissão de trabalhos apenas o que for solicitado.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser preenchido(s) de forma correta nesta plataforma de envio (tanto a grafia quanto a ordem de autoria), pois será(ão) utilizado(s) para a confecção do(s) certificado(s).

Não serão aceitos quaisquer pedidos de correção após o término do período de submissão.

É de responsabilidade dos autores dos resumos a revisão textual completa.

Será motivo de desclassificação a identificação dos autores nos campos da estrutura do resumo.

 

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

Temas Livres:

  • Serão selecionados 05 (cinco) resumos expandidos, por categoria, que obtiverem as maiores notas, para compor mesas multidisciplinares. As apresentações orais terão duração máxima de dez minutos por trabalho.
  • Os trabalhos selecionados para Temas Livres não serão apresentados sob a forma de e-pôster; devem ser levados em um pendrive no dia da apresentação, em slides no formato PowerPoint com design a critério do autor.

E-Pôster:

  • Resumos Expandidos:
    • Serão apresentados na forma de pôster eletrônico (e-pôster) por meio de telas digitais de 32″disponibilizadas nas sessões montadas no evento para este fim.
    • As apresentações serão avaliadas durante as sessões que ocorrerão no período de 10 a 12/12/2019 (vide programação).
    • A avaliação dos e-pôsteres será realizada nas sessões de e-pôsteres devendo o autor responsável pela apresentação permanecer ao lado da TV que armazenará seu trabalho.
  • Resumos Simples:
    • Não serão apresentados pelo autor, porém ficarão disponíveis para visita em uma TV separada.
    • O horário de visita desses e-pôsteres será diariamente das 08h às 12h e de 14h às 18h.
Fim do conteúdo da página